Estatais (dec 30, 1952 – sep 16, 1954)
Description:
Podemos destacar a criação de duas grandes estatais do setor energético: a Petrobrás, que viria a controlar toda atividade de prospecção e refino de petróleo no país; e a Eletrobrás, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica. A campanha “O petróleo é nosso!” Vargas reformulou o projeto e, a 3 de outubro de 1953, foi instituído o monopólio estatal nas pesquisa, lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados e criada a Petrobras. Com suas ações fica claro que seu modo de governar era estatal desenvolvimentista.
Added to timeline:
Date:
dec 30, 1952
sep 16, 1954
~ 1 years and 8 months
Images: