oct 5, 1942 - Criação da Força Naval do Nordeste
Description:
Aviso n o 1.661, de 5 de outubro de 1942, foi parte de um rápido e intenso processo de reorganização das nossas forças navais para adequar-se à situação de conflito. Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Alfredo Carlos Soares Dutra.
Recém-criada força foi inicialmente composta pelos seguintes navios: Cruzadores Bahia e Rio Grande do Sul, Navios Mineiros Carioca, Caravelas, Camaquã e Cabedelo (posteriormente reclassificados como corvetas) e os Caça-Submarinos Guaporé e Gurupi. Tênder Belmonte, caça submarinos, contratorpedeiros-de-escolta, contratorpedeiros classe M, submarinos classe T, constituindo-se na Força-Tarefa 46 da Força do Atlântico Sul, reunindo a nossa Marinha sob o comando operacional da 4ª Esquadra Americana
Added to timeline:
Date: